-
Arquitetos: Specht Harpman
- Área: 445 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Taggart Sorensen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, em um lote estreito de frente para uma baía protegida em Tulum, no México, foi projetada para ser totalmente autossuficiente e para imergir os ocupantes na gama de ambientes que o terreno oferece.
Um caminho estreito leva os visitantes através de uma densa vegetação para um grande espaço de estar / jantar / cozinha, que é totalmente aberto para a praia. Quatro dormitórios, acima e adjacente a este espaço, também podem ser completamente abertos para o exterior. A transparência da casa permite que os ventos fluam e forneçam refrigeração, maximizando vista para o local vigente.
A casa é alimentada por um dossel fotovoltaico que sombreia um grande terraço no último piso. Este terraço também recolhe a água da chuva que é filtrada e armazenada para uso. Em outras áreas da cobertura são plantadas espécies nativas que proporcionam isolamento térmico. Todos os resíduos são processados através de um sistema digestor e wetlands artificiais. A Casa Xixim trabalha em harmonia com os seus arredores.